► Criadores e parceiros do Grupo ◄

Expandir + ◄ ► - Recolher

Exotic Parrot Park - News

assinantes via feed

seguidores via Twitter

Poodle

Poodle
Poodle 

Poodle (em francês: caniche e em alemão: pudeln) é uma raça de canina oriunda da Alemanha (França, de acordo com a Federação Internacional de Cinofilia). É considerada a segunda raça mais inteligente do mundo, de acordo com a listagem elaborada por Stanley Coren. Historicamente, foi uma raça criada para trabalhar na água, tendo uma de suas tosas elaborada para diminuir o atrito e proteger contra o frio em suas áreas mais delicadas, como as pernas e o tórax. Por tempos os franceses reivindicaram a criação da raça. Todavia, referências mostram que sua origem é de fato alemã, embora tenha influenciado outras raças, como o barbet, de origem francesa. Em um rápido resumo do surgimento da raça, a FCI, no entanto, dá a França como nação criadora destes caninos.
Fisicamente o tamanho do poodle varia entre o grande e o toy, tendo em seus exemplares maiores os mais bondosos, submissos e saudáveis, com a adenite sebácea sendo classifica como sua principal enfermidade. As qualidades físicas do padrão standard o tornaram um bom cão de companhia para famílias que vivem em grandes áreas, como fazendas.
Os variantes menores - chamados médios ou miniatura e toy - existem desde idos de 1700, embora só tenham sido reconhecidas no século XX. Em alguns países reconhecesse ainda a variante anã, embora para alguns, isso não faça muito sentido, já que o animal não é desproporcional. Cruzamentos artificiais mal elaborados durante a década de 1950 geraram uma má fama para estes caninos diminutos, o que passou a decrescer com o passar dos anos. Estas variações menores foram criadas para gerar cães de companhia cuja longevidade atinge os quase quinze anos, a maior, em média, entre todos os cães. Mais propenso a doenças que seu parente maior, pode sofrer com halitose, doenças periodontais, cegueira hereditária e catarata.
Fisicamente o poodle varia entre os 32 e 2,5 kg, medindo de 25 cm a mais de 38. Sua pelagem apresenta variadas cores e pode ser encaracolada, cacheada ou ainda encordoada. Ao passo que o adestramento da variante standard é considerado fácil para donos inexperientes, o dos menores, apesar de também ser fácil devido a sua inteligência, mostra-se um pouco mais desafiador. 
Entre os poodles mais famosos da sociedade humana estão os dançarinos das festas nos grandes salões promovidas pela aristocracia europeia no século XVI. Em 1787 ganharam de Beethoven a composição intitulada Elegia a Morte de um Poodle. 

Expectativa de vida: de 12 a 15 anos
Origem: Alemanha, França
.........................................................................................
Criadores Cadastrados para espécie

Leia mais...

  ©Clube dos Criadores de Cães e Gatos BR - Todos os direitos reservados.

Template by Ringneck BR 2008 | Topo